As tripas de Sorocaba são uma iguaria típica do interior de São Paulo, uma cidade que, com seus encantos, se torna referência para muitos visitantes. O prato é tão querido que se tornou tradição na região, não faltando em festas e comemorações.

Existem diferentes versões sobre a origem do prato, mas a mais comum é que ele foi preparado pelos tropeiros que transitavam pela região. Com poucos ingredientes e em receita simples, as tripas conquistaram o paladar da população de Sorocaba e virou patrimônio gastronômico da cidade.

As tripas de Sorocaba são feitas com ingreientes básicos, como linguiça, carne-suína, cebola, tomate, alho e temperos. Para quem gosta de um toque picante, é possível acrescentar pimenta a gosto, o que dá ainda mais sabor ao prato.

Através de toda simplicidade em sua essência, as tripas de Sorocaba ganharam os corações e paladares do povo local e conquistaram turistas de todo o país que passaram a provar e recomendar essa iguaria.

Confira abaixo duas receitas de tripas de Sorocaba que você pode fazer em sua casa:

1. Tripas de Sorocaba Original

Ingredientes:

- 1 kg de tripa de porco

- ½ kg de lombo suíno

- ½ kg de linguiça fresca

- 1 kg de cebola

- 3 dentes de alho

- 4 tomates grandes

- 2 pimentões verdes

- Sal, pimenta e outros temperos a gosto

Modo de preparo:

1. Corte a tripa em pequenos pedaços, tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.

2. Em outra panela, refogue a cebola, o alho e os tomates até dourar. Adicione o lombo suíno, a linguiça fresca e os pimentões verdes e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

3. Por fim, acrescente a tripa cortada e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Sirva e aproveite!

2. Tripas de Sorocaba com Pimenta

Ingredientes:

- 1 kg de tripa de porco

- ½ kg de linguiça fresca

- 1 kg de cebola

- 3 dentes de alho

- 4 tomates grandes

- 2 pimentões verdes

- 1 pimenta dedo-de-moça

- Sal, pimenta e outros temperos a gosto

Modo de preparo:

1. Siga o mesmo processo de corte e preparo da tripa como na receita anterior.

2. Refogue a cebola, o alho e os tomates até dourar. Adicione a linguiça fresca e os pimentões verdes e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

3. Acrescente a tripa cortada e a pimenta dedo-de-moça picada e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Sirva e se delicie!

As tripas de Sorocaba são um prato simples, mas com um sabor único e incomparável, preparado com ingredientes básicos que encontramos em casa. Ideal para os momentos de descontração e comemoração em família. Agora que você já sabe como se prepara esse prato típico, não tenha mais desculpas para não degustar. Mão na massa e aproveite!