Quentinha do Dia #124 – Desfile Militar com cara de ameaça ao Congresso Nacional

Na manhã de hoje, o Presidente Jair Bolsonaro esteve presente na passagem de um pequeno comboio militar pela Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Marinha, a manobra conhecida como Operação Formosa saiu do Rio de Janeiro e fará treinamento no Centro Oeste. A operação acontece desde 1988, mas pela primeira vez seu trajeto foi alterado, passando pela Praça dos Três Poderes em Brasília.

Oficialmente, a Marinha declarou que a alteração do trajeto se deu para que os comandantes entregassem pessoalmente um convite ao Presidente para que participasse da Operação. No entanto, diversas autoridades interpretaram o ato como uma tentativa de pressão, ou até mesmo de ameaça ao Congresso Nacional, pois está marcada para hoje a votação da PEC do Voto Impresso. A votação tende a ser mais uma retumbante derrota de Jair Bolsonaro, mas sua base aliada na Câmara trabalha insistentemente para garantir a aprovação de um projeto que visa tão somente fragilizar o sistema eleitoral brasileiro.

A crise política se acentuou nas últimas semanas com ataques de Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal, no entanto, o Presidente da Câmara dos Deputados nega que Bolsonaro tenha usado a Operação Formosa para tentar intimidar o Congresso Nacional. Lira classificou o desfile como uma “Trágica coincidência”.