Quentinha do Dia #122 – Apagão da Ciência brasileira: Lattes fora do ar

Desde o último dia 26, pesquisadores de todo o país relataram dificuldades para acessar a Plataforma Lattes. No dia seguinte, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, informou que a placa do servidor que abriga as informações para a plataforma queimou.

O CNPq ainda não prestou maiores esclarecimentos sobre o ocorrido, e em resposta à Revista Fórum, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico afirmou que ““A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”.

A Plataforma Lattes é uma importante ferramenta para dimensionar a produção científica no Brasil, assim como acessar a produção individual de cada pesquisador ou pesquisadora no país. Seus dados são usados para promoções em carreira, em processos seletivos de concursos públicos e também para programas de pós-graduação em todo o país. O apagão da Ciência no Brasil é reflexo de uma política de desinvestimento em educação e tecnologia que se acentuou nos últimos anos do governo negacionista de Jair Bolsonaro.