Quentinha do Dia #61 – A guerra do orçamento de 2021, vem aí mais crime de responsabilidade

A pressão pela aprovação do Orçamento de 2021 tem sido uma guerra abafada pelos grandes meios de comunicação. Entramos em abril, o quarto mês do ano, e a Lei Orçamentária Anual até o presente momento ainda está em tramitação. No entanto, as delicadas críticas ao governo não demonstram o real perigo do que estamos vivendo.  

Jair Bolsonaro governou os últimos dois anos sem planejamento econômico, o que levou o governo a incorrer em desastres orçamentários que expôs a fragilidade técnica e intelectual da equipe econômica conduzida por Paulo Guedes. Mesmo com crime de responsabilidade flagrante, o Congresso Nacional nada fez e Bolsonaro manteve o cenário que nos trouxe a uma das piores crises econômicas desde a redemocratização.

A crise da Covid-19 deu fôlego para que o governo não fosse sufocado pela PEC do teto dos gastos, mas a Lei Orçamentária Anual de 2021 está mexendo com os bastidores de Brasília, pois, Bolsonaro tem um pequeno espaço de manobra para operar a compra de sua base parlamentar e fazer obras que poderia lhe garantir votos em 2022.