Boas vindas

Sejam bem vindas e bem vindos ao História Oral podcast (HOp) todas e todos apreciadores, pesquisadores, professores e professoras que tenham interesse em História. 

O HOp é uma iniciativa independente que busca, exclusivamente promover debates e reflexões históricas. Antes de mais nada, o objetivo é provocar pensamentos críticos, valorizando a diversidade de ideias e a pluralidade metodológica. 

O projeto central do nosso site é o Podcast, no entanto, esperamos que aqui possa se tornar um ambiente profícuo para discussões, bem como um canal de comunicação entre pesquisadores e amantes do tema. Essa ciência que investiga as ações humanas no transcurso do tempo (Marc Bloch) está presente em nosso cotidiano e é de responsabilidade de historiadores não deixar que a memória coletiva seja manipulada ou utilizada de maneira imprópria (Jacques Le Goff). Justamente para esse fim que nasceu o HOp: encaminhar discussões profundas, porém, acessíveis, limitando-se sempre a buscar, exaustivamente a verdade. 

Muito obrigado por sua visita e colaboração!

A Iniciativa HOp

O Projeto História Oral podcast é uma iniciativa independente. Nossa intenção é usar esse espaço para garantir que exista mais uma fonte confiável e que produza conteúdo de qualidade, fazendo reflexões sobre temas históricos, e assim ajudando para que a produção científica brasileira seja divulgada na internet, sobretudo, via Podcast.

Dois foram os principais elementos motivadores dessa iniciativa: 1- vivemos um drástico e perigoso momento de negação do conhecimento científico; 2- a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular, que foi classificada pelo governo brasileiro como uma “reforma do ensino médio” aprofundará desigualdades no ensino básico do Brasil. Entendemos que essa política pública para a educação irá retirar de muitas e muitos o acesso ao conteúdo recorrente em vestibulares e processos seletivos.

Em função, principalmente, dessas duas motivações, o projeto foi organizado para se promover como ferramenta possível a todas e todos que desejam ter acesso a um conteúdo prático e de alta qualidade. Além disso, o conhecimento histórico é apaixonante e desperta curiosidade, esse espaço pode também contemplar o público de curiosos e estudantes. Com muito respeito aos ouvintes, produziremos de acordo com as principais demandas.

Aproveite nossa contribuição, mas sobretudo, interaja com o projeto! Para nós é importante receber críticas e sugestões, pois, é através do diálogo (científico), que construímos o conhecimento (de forma geral) e a história (em especial).